PREMIAÇÕES

ATENÇÃO! Os prêmios foram conferidos aos participantes do 7o EOB conforme itens 1.6 e 5.7 do Edital do evento.


Para cientistas cidadãos

Prêmio Haroldo Palo-Junior

Este prêmio foi nomeado em homenagem a Haroldo Palo-Junior, cientista cidadão naturalista, dedicado à fotografia da natureza. Autor da obra “Borboletas do Brasil”, que reúne pela primeira vez 4.150 fotografias de 1.727 espécies de borboletas em 3 volumes impressos.

AGRACIADO: Carlos Eduardo Zikan.

O agraciado participou do encontro ministrando palestra, coordenando prática e publicando artigo científico. Palestrou lançando o Catálogo de Borboletas da Mata Atlântica, de sua autoria, obra que reúne 1.102 espécies, 2.592 fotografias de 59 colaboradores. Publicou artigo científico da lista de espécies, apresentando uma lista com 385 espécies de borboletas registradas no Rio de Janeiro. E conduziu uma prática de observação de borboletas na Trilha do Visconde, Parque Estadual da Pedra Selada em Visconde de Mauá, Resende, RJ, no dia 30 de novembro de 2024. Carlos Eduardo Zikan é uma referência em registro fotográfico de borboletas e tem trazido contribuições importantíssimas para observação de borboletas no país, tanto em registros efetivamente, quanto em apoio a outros cientistas cidadãos pelo estímulo à prática e disponibilização gratuita de material bibliográfico para identificação de espécies.

Prêmio Cientista Cidadão do Ano

O prêmio tem por objetivo reconhecer o cientista cidadão que se destacou de forma especial no evento, pela qualidade do que produziu e por atuar em diferentes modalidades do evento.

AGRACIADO: Antonio Teleginski.

O homenageado participou do encontro publicando 3 (três) artigos científicos, uma lista de espécies e dois registros de biodiversidade. A lista de espécies de lepidópteros inédita para a Terra dos Pinheirais reuniu 126 espécies de lepidópteros a partir de 430 observações registradas no período de mar/2019 a set/2024, nos municípios de Fernandes Pinheiro, Guarapuava, Imbituva, Irati, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares. Os registros foram fotográficos e publicados ao longo do trabalho na plataforma de ciência cidadã iNaturalist. Publicou resultados do primeiro registro fotográfico na plataforma iNaturalist de Catocyclotis malca (Schaus, 1902) para o Estado do Paraná, e o primeiro de Sea sophronia (Godart, 1823) para o Estado do Paraná. Ainda conduziu prática de observação de borboletas na Flona de Irati em Fernandes Pinheiro, PR, no dia 30 de novembro de 2024. Obteve ainda os primeiros lugares em quantidade de registros de lepidópteros e em quantidade de espécies registradas de lepidópteros e os segundos lugares em quantidade de registros de borboletas e em quantidade de espécies registradas de borboletas.

 

Para participantes em geral

1º LUGAR Registros de Borboletas: Katia Brait Amaral

2º LUGAR Registros de Borboletas: Antonio Teleginski

3º LUGAR Registros de Borboletas: André Nogueira Thomas

 

1º LUGAR Espécies de Borboletas: Katia Brait Amaral

2º LUGAR Espécies de Borboletas: Antonio Teleginski

3º LUGAR Espécies de Borboletas: Marcos Cesar Campis

 

1º LUGAR Registros de Lepidoptera: Antonio Teleginski

2º LUGAR Registros de Lepidoptera: Katia Brait Amaral

3º LUGAR Registros de Lepidoptera: André Nogueira Thomas

 

1º LUGAR Espécies de Lepidoptera: Antonio Teleginski

2º LUGAR Espécies de Lepidoptera: Katia Brait Amaral

3º LUGAR Espécies de Lepidoptera: Marcos Cesar Campis


Nenhum comentário:

Postar um comentário